Pesquisa de família

As vezes é difícil chegar ao local de origem dos nossos antepassados italianos. Talvez até pela dor de recordar um local distante, com parentes e amigos, talvez pela dificuldade de explicar, os imigrados davam como origem o nome da província da qual provinham. Cada província italiana tem como capital a cidade do mesmo nome. Mas pode ter até mais de uma centena de pequenas cidades ou vilas, chamadas comuni (singular: comune). Assim, o mais difícil é localizar a exata comune de origem do antepassado.  

1º Passo - Procure conversar com o máximo de pessoas da sua família, para descobrir a cidade de origem e outras informações.

2º Passo - Memorial do Imigrante.
Se o nome não constar na lista do Memorial, faça a pesquisa no Centro de história da Família, dos mórmons, que colocam microfilmes à disposição. Para pesquisar nos microfilmes, é preciso paciência e bons olhos. Para descobrir esses centros de história é só telefonar para uma igreja mórmon.


3º Passo - Escrever para o arquivo histórico (asfe@archivi.it), caso o antepassado seja homem e tenha saído adulto da Itália, pois o alistamento militar era obrigatório. (digitar no idioma italiano).


4º Passo - Escrever para as comuni da província, perguntando sobre o antepassado. No site imigrantes italianos há sugestões de cartas. Para chegar às comuni, é preciso entrar e olhar uma por uma (todas têm), descobrindo o fax, o telefone, o endereço ou o e-mail.
O mais importante é munir-se de uma boa dose de paciência, pois as respostas demoram. Há comuni na Itália que são pequenas, com cerca de 3 mil habitantes, e recebem uma grande quantidade de solicitações.


Segue alguns links relacionados a esta pesquisa, boa sorte!


https://familysearch.org/search
Centro de história da família
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/
Museu da imigração italiana
http://www.conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/it/i_servizi/per_i_cittadini/cittadinanza
Consulado italiano de São Paulo
http://geneall.net/pt/forum/149563/quero-localizar-o-re-do-meu-avo-como-faco/#a201669
Forum de Genealogia
https://www.houseofnames.com/
Brasão de família

2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Valéria sou neta do Manoel Vaccari Tezini, filho de Arsênio. Gostaria de manter contato com a família, poderiam me enviar algum contato por e-mail? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá , sou José, neto do Lúcio, filho do Giocondo

    ResponderExcluir