A viagem


Dos antepassados mais distantes ainda só temos nomes:
- Giuseppe Tesini Vaccari e Palma Strada, pais de Giocondo.
- Giuseppe Righetti e Beatriz Marsala, pais de Olga.
Não temos como dar a eles um rosto ou expressão. Mas na região da Emilia Romagna, no norte da Itália, terra de Giocondo e Olga, ainda há Vaccari, Strada, Tesini, Righetti e Marsala - talvez nossos parentes. Ou, talvez, basta olharmos uns para os outros e reconhecermos algo em comum. Com certeza, gente riga, capaz de enfrentar ventos e tempestades.

NOVO RUMO
Os próprios donos de fazendas contratavam trabalhadores na Itália. As passagens eram pagas pelo governo brasileiro - e pagas com trabalho.O tratamento dado a princípio era semelhante aquela dado aos escravos. Isso gerou protestos do governo italiano, oque fez com que a situação mudasse - um pouco.
Sem perspectiva Giocondo trabalhava como guarda do rio Pó, atento as cheias e vazantes do rio italiano.Um dia, o casal decidiu escolher outro caminho e estabeleceu o Brasil como meta. Para cá vieram no vapor Regina Margheritta, numa viagem que durou cerca de 25 dias.
Como teria sido passar quase um mês no porão de um navio, ao som incessante dos motores?E ao que tudo indica, Olga estava grávida de 5 meses. O casal chegou em fevereiro de 1897 e Arsênio narceu em maio.
Ninguêm sabe onde Arsênio foi registrado. Arsênio, Norato e Lucas tinham nomes "civis" diferentes dos nomes de batismo.
Arsênio (nome civil: Marino) foi batizado na Igreja Matriz de São João da Boa Vista dia 11 de julho de 1897, com o nome de Arsênio Vaccari, filho de Secundo Vaccari e Lamani Righetti. Bepim (José) foi batizado na mesma igreja , com o nome de José, filho de Secundo Tecini e Olga Righetti.
O nome civil do Norato era Olindo - o mesmo do Lucas. Ao entrar na maioridade, Lucas teve de resolver o problema legal. Passou então a ser Olindo Lucas.

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
Do porto de Santos, o casal viajou, com os outros imigrantes, de trem para São Paulo, rumo à Hospedaria dos Imigrantes. Provavelmente, já existia um contrato de trabalho, pois a fazenda de Joaquim Ribeiro, de Espírito Santo do Pinhal, consta como destino do casal na certidão de desembarque. Da Hospedaria dos Imigrantes, o casal partiu para a fazenda, onde viveram por muitos anos. O local de nascimento do filho mais velho, Marino (Arsênio), ainda é uma incógnita. Mas ele foi batizado na igreja matriz de São João da Boa Vista, em julho de 1897, cinco meses após o desembarque em Santos.
São João da Boa Vista era então sede do município. Em Espírito Santo do Pinhal Giocondo e Olga trabalharam e tiveram seus filhos José (Bepim), Ana, Antonio, Maria, Olindo (Norato), Lúcio e Sebastião. Os dois outros filhos, Benedito e Lucas, foram registrados em Itapira.

4 comentários:

  1. olá sou Lucimara Brandão Semmler, filha de Ida Vaccari Brandão, filha de Antonio Vaccari. Será que esse Antonio Vaccari da arvore é o meu Avô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu tataravô também se chamava Antonio vaccari

      Excluir
  2. A família Vaccari desembarcou primeiro em solo capixaba. Expedição Trabach. Uma parte da familia ficou no Estado ESP.SANTO e outra parte foi para o RS. Podem verificar que a primeira cidade no País a receber os italianos foi na região de Santa Teresa reconhecida por lei federal . Fábio Vaccari Dos Santos 10/09/2018

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Meu tataravô, Arturo Ernesto Abati, nasceu em Crevalcore/BO no fim do século XIX, sua mãe se chamava Maria Tesini.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga