Terras no Brasil


Não se tem muita notícia sobre a vida da família nesse período. Giocondo chegou a administrador da fazenda em que trabalhava. Com esforço do trabalho da mulher e dos filhos, conseguiu adquirir terras na região de Araraquara.

SANTO ANTÓNIO DAS CABACEIRAS
A Fazenda Santo Antonio, chamada Cabaceiras, é fundamental na história da família. Giocondo e Olga, com seus filhos e filhas, para lá mudaram-se por volta de 1924. Assim, 27 anos depois de pisar em seu novo país, o casal estava em seu próprio chão. Ali, a família deu continuidade ao que tinha aprendido em Espírito Santo do Pinhal – plantar café. Além disso, mantinha roça para o consumo e criava gado.
Os filhos fizeram inúmeras viagens a Santos, para despachar a produção para o exterior. Nessas viagens, visitavam duas famílias com as quais Giocondo e Olga haviam travado conhecimento na longa viagem da imigração: os Tirelli (Eva Tirelli foi madrinha de Sebastião, com cuja família sempre manteve contato) pois foram os que se estabeleceram na 25 de março de São Paulo.
Arsênio chegou casado à fazenda, de onde saiu mais tarde rumo a outra cidade. Os outros filhos moraram na fazenda até se casarem e procurarem outros caminhos. Sebastião e Lucas, juntamente com a filha Ana, foram os que mais tempo permaneceram na fazenda. Sebastião, viúvo, casou-se novamente em 1951 e em 1953 partiu para a cidade grande.

ARARAQUARA
Olga sempre foi descrita como muito rigorosa e também muito religiosa. O rigor era demonstrado de muitas formas. Na aparência sisuda. No porte ereto. Na exigência. Quando trabalhava na fazenda, em Espírito Santo do Pinhal, não fazia diferenças entre seus próprios filhos e os do patrão. Qualquer traquinagem ou desobediência era punida com vara. A religiosidade transparecia de muitas formas. Dava aulas de catecismo. Fazia sacrifícios para não perder a missa aos domingos. Na sua própria fazenda, fez questão de construir uma igreja, dedicada a Santo António, santo de devoção da família, talvez porque Pádua fique próxima de Canaro. Não foi por acaso que a casa de cidade foi comprada em Araraquara, a poucos metros da igreja de Santa Cruz. Com a morte de Giocondo e de Olga e com a venda da fazenda, a casa de Araraquara tornou-se uma espécie de centro da família. Ali vivia Ana, a tia solteira, por todos querida. Na cidade, também se estabeleceram Benedito e Lucas. Os outros filhos espalharam-se pelo estado.

A FESTA
Olga e Giocondo estabeleceram nas Cabaceiras uma festa anual em homenagem a Santo António.

A ESCOLA

Embora fossem pessoas simples, Giocondo e Olga de alguma forma estavam de acordo com os avanços do seu tempo. Fizeram com que todos os filhos estudassem até o 4º ano primário e construíram uma escola para os filhos dos empregados da fazenda. Por isso, em 1994, o Estado de São Paulo prestou homenagem a Giocondo, dando seu nome a uma escola:

3 comentários:

  1. Les comentaré algo de la historia de mi vis Abuelo como llego a Brasil,no estoy muy seguro de su edad, se la historia por mi papá y mis tíos , dice que su madre hervía una olla de polenta cuando el agarro un gato y lo tiro vivo dentro de la polenta hirviendo, corre para que la madre no le castigue o le pege, sube a un tren llega al puerto baja y sube a un barco se queda dormido en el barco cundo se da cuenta estaba en el mar el barco se dirigía a Brasil ,llega a Brasil, jamás volvió otra vez a Italia.. si alguien sabe o conoce a la familia de Trajano José Vaccari, quiero saber de los origen de mi familia.., mi mail sergiovac_25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Soy de Argentina busco familiares de Trajano Vaccari en Italia..

    ResponderExcluir
  3. Yasmin Corrêa Vasconcellosquinta-feira, 17 setembro, 2020

    Na verdade, a família Vaccari veio ao Brasil em 1876. Chegando ao Espírito Santo e fundando a primeira colônia italiana no Brasil, em Santa Teresa/ES. O chefe de família era Giuseppe Vacarri e a esposa era Lucia Rosa Farina. Eram de Mântova, mas embarcaram em Gênova, no navio Werneck

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga